Privatização das balsas não garante fim das filas nas margens, diz secretário de Transportes

Problema na travessia de balsas causa filas enormes na orla de Santos — Foto: Rogério Soares/Jornal A Tribuna SantosProblema na travessia de balsas causa filas enormes na orla de Santos — Foto: Rogério Soares/Jornal A Tribuna Santos

Problema na travessia de balsas causa filas enormes na orla de Santos — Foto: Rogério Soares/Jornal A Tribuna Santos

O secretário de Logística e Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, não garante que as filas nas margens vão acabar após a privatização das travessias litorâneas, mas nega aumento de tarifa. Em entrevista ao G1, ele detalhou o processo, que visa qualificar o serviço e reduzir problemas.

No litoral de São Paulo, são oito travessias que funcionam diariamente transportando passageiros e veículos sob responsabilidade estatal Dersa. No serviço entre Santos e Guarujá, usuários reclamam semanalmente sobre o tempo de espera nas filas e condições das balsas.

A privatização era uma promessa de campanha do governador João Doria (PSDB). Segundo o chefe da pasta de Logística e Transportes, no primeiro semestre de 2020 uma concessionária já deverá cuidar do serviço, cuja nova modelagem passa a ser desenhada no próximo mês.

Travessia de barcas entre Santos e Guarujá tem filas constantes — Foto: Carlos Vieira/TV TribunaTravessia de barcas entre Santos e Guarujá tem filas constantes — Foto: Carlos Vieira/TV Tribuna

Travessia de barcas entre Santos e Guarujá tem filas constantes — Foto: Carlos Vieira/TV Tribuna

“A consultoria vai fazer a modelagem, como é que fazemos a transferência para o privado permanecendo com condições como tarifa, operação, de uma forma que ela seja atrativa para o investidor para fazer a modernização que é tão necessária”, explicou.

A licitação deverá ser lançada até o início de 2020 e o contrato assinado ainda no primeiro semestre. “Estamos trabalhando para fazer a contratação o mais breve possível. O governador João Doria e o vice me cobram isso quase que diariamente”, conta.

Mesma tarifa

Com a privatização das travessias, a expectativa dos usuários e moradores de Santos e Guarujá é que as filas de mais de uma hora de espera deixem de existir.

“[O usuário pode esperar] a modernização. Nós vamos ter mais balsas de melhor qualidade, com índice de quebra muito menor, o que vai fazer com que a gente tenha um serviço de melhor qualidade para o usuário que hoje sofre com essas questões”, garante.

Sobre as filas, o secretário diz que elas deverão ficar condicionadas às questões climáticas, quando ocorre a redução na velocidade de operação do serviço ou, até mesmo, a paralisação.

Balsa F29 opera fazendo a travessia entre Santos e Guarujá — Foto: Dersa/DivulgaçãoBalsa F29 opera fazendo a travessia entre Santos e Guarujá — Foto: Dersa/Divulgação

Balsa F29 opera fazendo a travessia entre Santos e Guarujá — Foto: Dersa/Divulgação

O secretário negou que os investimentos também acarretem o aumento de tarifa.”O que não impede correção da tarifa, como vem sendo feito. Mas não é a ideia que você tenha aumento que prejudique os moradores”, afirma o João Octaviano

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